sexta-feira, 15 de julho de 2011

Olhar de Capitu


Olá pessoas!!Quem leu a primeira postagem,provavelmente vai estranhar o titulo dessa nova postagem.Mas como eu falava no primeiro post,eu insistia para que nós buscassemos o olhar de menino.E como um menino,meus pensamentos são inconstantes,mudando a cada novo olhar pra vida.
E hoje a minha vontade é falar,na verdade fazer uma singela homenagem a essa magnifica obra de Machado de Assis.Não li muitos livros na vida e de certo,nunca li por inteiro Dom Casmurro.Mas para se apaixonar não é preciso conhecer intensamente,é preciso apenas um intenso olhar.Bentinho sabe bem do que eu digo,e se você não sabe pergunte a ele,e o mesmo lhe dirá através das paginas desse maravilhoso livro.Então pode-se dizer que eu sou apaixonado por essa Obra Literária feita pelo mago das letras,Joaquim Maria Machado de Assis.
Porém,Bentinho e mesmo Machado...são apenas coadjuvantes ante a beleza e complexidade de Capitu.Aquela dos olhos de cigana obliqua e dissimulada.Que com seu olhar de ressaca arrasta em uma tsunami de emoções e duvidas todo e qualquer mortal que descubra a história de Bentinho.
Todo escritor que se preze ja teve uma musa,para lhe inspirar,e não que eu tenha a audácia de me considerar um.Mas me considero um sonhador e poeta e com sua licença poética,eu me faço aqui de escritor. E a musa que eu escolho para escrever essas curtas linhas,é Capitu.Não é falta de musa,poderia buscar inspiração em algumas outras musas que passaram e passam pela minha vida.Não menos encantadoras que Capitu...Mas considerando aqui Capitu a representação de todas as outras musas.Capitu tem um diferencial,consegue ser apaixonante,mesmo sem nunca ter existido.Na verdade ela existe a partir do momento que se lê pela primeira vez(...)Como vês,Capitu...),Machado de Assis consegue descreve-la tão bem,tão perfeitamente.No entanto parece ainda ter mais a dizer.
Talvez isso só queira dizer uma coisa.Que quanto mais descobrimos e aprendemos sobre Capitu,mais temos a saber.Quem será um dia capaz de conhecer verdadeiramente Capitu?Talvez só quem tiver verdadeiramente se apaixonado e conhecido na vida sua própria Capitu...e como eu disse,ainda mais incertezas terá,sobre quem é a aquela cigana obliqua e dissimulada.Quem não será levado pelas ondas de um olhar de ressaca?

Capitu..com seus olhos de ressaca,que mesmo sem querer,ou com uma vontade louca de fazer.Marca!!O mais profundo do ser. De quem for tolo o bastante,de olhos nos olhos,encarar você!!Quem es tu?Diga enigmática cigana Capitu!

                                                Ademir.L.Júnior

Homenagem a Machado de Assis.
E a sua personagem Capitu,do livro Dom Casmurro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário